EM MODO VIAGEM

São Tomé e Príncipe

O paraíso existe e é aqui ao lado

São Tomé e Príncipe é um arquipélago situado na costa ocidental do continente africano, em pleno Oceano Atlântico. É composto por várias ilhas e ilhéus, sendo as principais a Ilha de São Tomé e a Ilha do Príncipe, não esquecendo o famoso Ilhéu das Rolas.

 

Águas calmas de um azul turquesa de cortar a respiração, palmeiras esguias que pela força da natureza crescem entre rochas, golfinhos cinza-brilhantes, lagoas em pleno mar, corais e peixes coloridos e pôr do sol laranja–fuschia, são algumas das maravilhas que podemos esperar deste arquipélago atravessado pela linha do Equador.

Além da natureza exuberante e de um clima tropical, a gastronomia exótica faz de São Tomé um destino preferencial para desligar do Mundo e relaxar.

Se a Ilha do Príncipe é pequenina e muito calma, São Tomé, por seu lado, tem inúmeras praias e roças, passeios pela cidade, expedições ao interior mais profundo e visitas às impressionantes quedas de água, tornando-se muito difícil escolher o que fazer primeiro. Se for amante da Natureza e gostar de actividades ao ar livre, estará no local perfeito.

A Cidade de São Tomé é pequena e segura o suficiente para ser percorrida a pé. Desde a Praça da Independência, ao Palácio Presidencial, à Igreja de Santa Fé e ao Forte de São Sebastião, o passeio não é longo e pode apreciar belos exemplares da arquitectura colonial que caracteriza a bonita cidade.

Para se ter contacto com o que há de mais autêntico, é obrigatória a visita ao Mercado do Ponto e ao Mercado Grande, onde encontra uma verdadeira explosão de cheiros e cores, com as várias frutas e legumes perfilados, que fazem concorrência aos famosos panos garridos.

Obrigatória é também uma visita à CACAU, sigla da Casa das Artes Criação Ambiente Utopias, do cozinheiro João Carlos Silva, que ficou famoso depois do seu programa televisivo “Na Roça com os Tachos”. Além de provar a sua comida deliciosa, é também um espaço cultural onde é possível assistir a peças de teatro e concertos.

A partir da capital e alugando um jipe ou contratando um guia, existem duas estradas. Uma segue para norte, a outra para sul. Aconselhamos que visite primeiro o Sul. Indo para Sul irá avistar aldeias com casas de madeira construídas sobre estacas, deixando a água correr livremente por baixo das habitações. Aqui o ritmo é tranquilo, as crianças brincam, as mulheres giram nas suas azafamas diárias, os animais passeiam livremente e os riachos acompanham-no ao longo do caminho. São memórias que ficam desta terra onde o lema é ‘leve leve’. Aqui não há pressa, e isso é notório até no ritmo da música.

O sul é a parte mais selvagem da ilha, o verde da vegetação é muito denso e só é cortado pelo Pico Cão Grande. Este cume vulcânico situa-se em pleno Parque Nacional Ôbo e contrasta com o azul turquesa profundo das praias. São a praia de Micondó,  da Piscina, das Sete Ondas, de Inhame e ainda a de Jalé, conhecida pela desova das tartarugas nas noites de Dezembro. Vale a pena um desvio na estrada e um mergulho revigorante nas suas águas quentes, avistando-se uma vasta diversidade de peixes coloridos e corais que fazem da experiência uma autêntica memória para a vida.

Se de um lado tem águas calmas, do outro tem a Boca do Inferno. É aqui, onde o oceano Atlântico mostra a sua força e embate nas rochas com um barulho ensurdecedor mas ao mesmo tempo magnifico, que a Natureza faz uma verdadeira demonstração da força.

Ainda a Sul, a 15 minutos de barco partindo do Porto Baleia, situa-se o Ilhéu das Rolas, um dos locais mais turísticos de São Tomé. A linha imaginária do Equador passa aqui, assinalada por um marco e um mapa-mundo. Basta um passo e passa-se do hemisfério Norte para o Sul.

De volta a São Tomé, para Norte e interior da ilha, o Parque Nacional convida a caminhadas, entre as quais ao Pico de São Tomé, o ponto mais alto da ilha. Este está apenas ao alcance dos mais atléticos, onde são necessários dois dias de caminho, e por isso uma pernoita. Uma actividade radical, mas de uma beleza rara que se recomenda, pois cobre 60% da ilha e nele podem ver-se mais de 700 espécies nativas, entre as quais 100 são só orquídeas, e inúmeras quedas de água. Contudo, a mais espectacular queda de água está fora do parque. Chama-se São Nicolau e é anunciada pelo barulho cadente da água, muito antes de ser vislumbrada.

A norte, a Lagoa Azul, circundada por embondeiros, e a das Conchas, são locais ideais para a prática de snorkeling.

Na Ilha do Príncipe, a Praia Banana é considerada a mais bonita da ilha e é fácil perceber porquê. Lá em cima, do alto da Roça Belo Monte, a vista sobre o mar e a vegetação é soberba. Em baixo, o areal branco e as águas transparentes confirmam o cenário.

A Roça do Terreiro Velho, talvez a única internacional da ilha, dedica-se à produção de cacau. É daqui que vêm os fantásticos chocolates Claudio Corallo e que se tem — não nos cansamos de o escrever — a vista mais bonita da ilha.

Sendo esta ilha um dos maiores exportadores de cacau do mundo, é possível visitar a Roça Monte Café, em funcionamento desde 1850, uma das mais antigas do país, e onde se conhece todo o processo de produção, do grão até à embalagem.

 

Onde ficar

Bom Bom Príncepe – Localizado em Bom Bom Islet, a apenas 50 metros da praia, o Bom Bom Príncipe proporciona bungalows de madeira num jardim tropical.

Pestana Equador – Ilheu das Rolas – Este alojamento fica a 1 minuto a pé da praia. Localizado na pequena ilha de Ilheu das Rolas, a sul da principal ilha de São Tomé. A propriedade fica na praia e poderão ser organizados passeios turísticos no local.

Pestana São Tomé Ocean Resort – Este resort fica a 1 minuto a pé da praia. Localizado na Ilha de São Tomé, o Pestana São Tomé está situado na beira-mar, a 1 km do centro de São Tomé. Providencia acesso à praia privada, uma piscina exterior, um spa e um terraço com espreguiçadeiras.

Club Santana Beach Resort – Este hotel de encanto é composto por 31 bungalows, dos quais 11 suites no meio de uma exuberante vegetação natural. Dispõe de praia semi-privada rodeada de palmeiras.

Miramar by Pestana Hotel – Este hotel fica a 12 minutos a pé da praia. O Hotel Miramar by Pestana situa-se no Golfo da Guiné, na ilha de São Tomé e Príncipe, a 2 minutos a pé da praia. Dispõe de uma piscina exterior, de um terraço com espreguiçadeiras e de um jardim. A praia fica a 2 minutos a pé.

«